sábado, 8 de abril de 2017

Entretanto no aquário...

Quando nascem peixes num aquário comunitário.

Ora bem, esses peixes que nascem e crescem num aquário comunitário têm de ser sem dúvida bons nadadores! ...caso contrário, nascem, mas não crescem, porque são comidos pelo meio. Sobretudo, se falarmos de vivíparos, com excepção de Endlers e talvez Heterandria formosa. Este último não posso garantir, pois nunca tive nem conheço ninguém que tenha. 

Ontem não estive em casa praticamente todo o dia e ao chegar a casa, fui espreitar os aquário com um foco fraquinho, pois as luzes já estavam apagadas há várias horas e não quis causar stress nos peixes ao acender luzes fortes de repente, foi quando reparei que a minha Platy fêmea pariu entretanto durante a minha ausência. Ela tinha parido pela primeira vez cerca de 4 semanas antes (no dia 12 de Março) e previa que o fizesse entretanto. Encontrei apenas um pequeno, por entre a vegetação que estou a deixar intensificar na superfície da água, com o intuito de criar abrigos naturais para os peixes e camarões pequenos que nascerem no aquário. (em breve falarei nos camarões, neste caso camarões anões)


Muito provavelmente haverão mais, de certeza que ela pariu MUITOS mais, resta-me descobrir nas próximas semanas quantos sobreviveram. Da primeira vez que esta pariu, eu dei com 2 na primeira noite, durante uns dias mais um e outro, no final de contas são eram 9. Este foi um caso particular, em que eu tinha um aquário preparado para o efeito e ela pariu pela primeira vez, por isso mesmo, os 9, podem ter sido mesmo todos os que ela deu à luz dessa vez. 

Eu não tenciono manter a criação de Platies, já prometi a um amigo, este casal reprodutor que eu tenho. Vou criar as duas posturas que nasceram cá em casa e depois logo se vê. Esta postura, vai ajudar-me a perceber o quão bom são os abrigos (plantas) que proporciono aos peixes recém nascidos para se esconderem. Isto tudo, para ter os aquários bem preparados para quando os meus Guppies se começarem a reproduzir. :)

Love Guppies!

6 comentários:

  1. Um mundo inteiro dentro de um aquário...(nunca tinha pensado em ter um)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assisti em directo e ao vivo, ao que aconteceu à Platy da foto.

      R.I.P. (foi a própria mãe, o pequeno nunca teve hipótese)

      Entretanto, sei que meia dúzia de irmão se estão a aguentar firme e... vivos. :)
      Espero que muitos mais se aguentem, é sinal que o aquário tem um pequeno ecossistema bem montado. Veremos. As próximas semanas serão críticas.

      Eliminar
  2. Como a própria mãe?!! Não deviam ser todos uns peixinhos fofinhos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh eh!! Não! O aquário pode ser um local perigoso! AS Platies, tal como os Guppies, são Viviparos, estes espécies de peixes não põe qualquer tipo de ovo porque a desenvolvimento do embrião ocorre no ventre do mãe e eles já nascem vivos com capacidade de nadar e procurar comida de imediato.

      Entra os vivíparos há espécies que cuidam dos alevins mas normalmente não tem comportamento paternal e comem-nos frequentemente.

      Resumidamente: se houverem abrigos no aquário, alguns alevis safam-se, caso não haja, marcham "TODOS"!

      Eliminar
    2. Que horror!!!
      Espero que já estejas a diligenciar por arranjar mais abrigos!

      Eliminar
    3. Acho que está fixe. É normal haverem perdas. Tive cá um amigo agora e assim de repente, contei uma dúzia de minorcas. Yeiiii!! :)

      Estatisticamente, este método nunca proporcionará uma taxa de sobrevivência de perto dos 100% dos alevins, mas é muito menos stressante para todos, sobretudo para as fêmeas que dão à luz. Separar para maternidades, ou outros aquários aumenta o stress e pode originar problemas, por vezes fatais para as "mães".

      Eliminar