segunda-feira, 3 de abril de 2017

Ao 6º post, temos peixes!

Queria fazer deste um post informativo sem que o seja triste, mas a verdade, é que os peixes, tal como todos os outros seres vivos, morrem.

Recentemente, morreu-me uma Corydora Metae, os conhecidos (ai que este nome irrita-me) "limpa fundos". Esta estava morta ao amanhecer de sexta feira passada. Ora, quando isto acontece, pode ser indicativo de que algo está errado com o aquário, que poderá haver algum desequilíbrio, algum pico de amónia, etc. No futuro, irei abordar alguns destes assuntos, bem como a fauna que possuo nos meus aquários, mas não vou fazer isso hoje, para não vos aborrecer de morte.

Há várias coisas que se podem fazer, dependendo de vários motivos associados:
A) não fazer nada - foi quase o que eu fiz, pois só tirei o peixe morto e fiz uma mudança de água de cerca de 5 a 10%.
B) fazer uma mudança de água grande - superior a 50%
C) mudar alguma água e medicar - cuidado ao tomar esta opção!

Eu não vi mais nenhum peixe com comportamento estranho, nem o peixe morto apresentava nenhum sinal alarmante, por isso, testei a água, com testes de gotas e mudei um pouco de água. Estive atento ao comportamento dos animais nos dias seguintes, mas só isso. Atenção que por vezes será preciso medicar, mas para isso, é preciso saber se a causa é interna, ou externa, pois podemos desparasitar os peixes, ou tratar com antifúngicos. Para quem é relativamente inexperiente como eu, dedico-me a isto há menos de um ano, o ideal é ter calma e em caso de dúvida, pedir opinião a pessoas mais experientes.

Eu já li muito, tenho muitas e muitas horas de youtube, a tirar informações sobre aquariofilia e sei que o principal é não entrar em pânico. Por isso, mantive-me atento e bastou para ver que tudo estava normal. Aquela Corydora sempre apresentou comportamento diferente das demais e se calhar, esta pré destinada a não viver mais.

Nota: as Corydoras só por serem peixes de fundo, não são "limpa fundos", precisam de comida destinada às mesmas e cuidados e parâmetros de água para que, para além de sobreviver, vivam felizes.
Ok, um aquário com Corydoras tem sempre o fundo impecavelmente limpo. Mas não gosto da designação, o que querem!

4 comentários:

  1. É um problema de quem se dedica aos aquàrios: perder peixes. Cá por casa já aconteceu mais. Já vamos tendo mais experiência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já, não me posso queixar muito. à minha volta só ouço o comentário: "Os peixes dão muito trabalho!" ...talvez por isso, poupe nos funerais ;)

      Eliminar
  2. Eu cheguei a ter um peixe de água fria durante 7 anos, daqueles banais cor de laranja... um bicharoco que me acompanhou grande parte da infância... qualquer dia conto-te um episódio caricato sobre ele...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses duram décadas, talvez por isso mesmo, já se fale na sua proibição de vender.
      Um dia explico melhor porque se fala nisso.

      Bjs hoje *************

      Eliminar