domingo, 16 de abril de 2017

Da inspiração - recordando o filósofo que me formou

A inspiração para escrever não escolhe dias certos. O meu (falecido) prof. de Filosofia, costumava dizer que era parvoíce o conceito de "inspiração", tal as coisas que as pessoas faziam para se inspirar, como ir para um lugar inóspito para escrever, etc, etc.

Não sei se concordo com ele.  Se é verdade que a inspiração não escolhe o momento certo, também é verdade que esta fica retraída se os dias tiverem uma azáfama fora do normal. Agitação, compromissos e stress, não são os melhores amigos da criatividade. Mas se calhar, nisto, ele concordava comigo.

O velho Pedro Núncio era um homem com muita personalidade, ou como dizem alguns, "mau feitio". Há de facto uma linha ténue, entre "personalidade forte" e "mau feitio".

Se houve pessoa que me inspirou durante aqueles 3 anos (2 de Filosofia e 2 de Psicologia), foi o prof. Pedro Núncio. Desde a sua forma de estar na aula, na vida, às suas apreciações mundanas e a uma característica muito particular que ele tinha e eu acho que apanhei o mesmo vírus: os alunos mal educados tinham tendência a anular a matrícula antes do final do ano. As turmas de desporto (onde na altura se concentravam os vândalos quase todos) por norma ficavam reduzidas a metade, antes do final do segundo período! Imagino o velho Pedro Núncio refastelado na sua cadeira, a fumar o seu charuto e debitar sobre este assunto apenas: "Eh eh eh!"

Eu digo "o velho Pedro Núncio", porque isto já foi há mais de 15 anos e quem está a ficar velho, sou eu. Mas ele morreu novo, devido a uma complicação a que os diabetes não ajudaram. Não sei se teria já 50 anos, quando morreu.

2 comentários:

  1. A inspiração é algo mesmo... que não escolhe dia nem hora, de facto... :-D
    Olha-me que pensamento mais intimo e higiénico... :-))
    Mas também nos chega, sem precisarmos de ir para um lugar especial... pequenas coisas inspiram-nos... uma música... um poema... um cheiro... um lugar... um gesto... uma frase de um livro... o sorriso do ministro das finanças, quando diz que se atingiu o record do déficit mais baixo, dos últimos tempos... :-D
    Uma coisa é certa... inspiração e motivação, andam sempre de mão dada...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. A inspiração é amiga próxima da motivação!

      Bjs

      Eliminar